(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Até em projetos contemplados com varandas gourmet, as mesas da cozinha estão presentes. Praticidade e aconchego são motivos que tornam este um mobiliário essencial na decoração
Reportagem Comunicação Sem Fronteiras
Atualizado em 07/04/2020
Receber os amigos e poder interagir com eles, mesmo durante o preparo da refeição que será servida, é um prazer desejado pela maioria das pessoas que apreciam momentos de confraternização. Essa tradição é determinante nos projetos arquitetônicos, tanto é que as salas e varandas gourmets, ou seja, integradas com a cozinha, vieram para ficar. Mas, mesmo com essa integração, a mesa dentro da cozinha continua lá. Os modelos se adaptam ao tamanho e estilo do ambiente. Elas são quadradas ou redondas, em um cantinho, com cadeiras, sofás ou banquinhos, à espera das pessoas mais queridas e dos momentos fraternos. A dica dos decoradores é planejar.
A COZINHA DA MAMA
A arquiteta Adriana Mundim explica que a mesa na cozinha é essencial e se houver espaço, ela deve ser priorizada. Ela acredita que esse é um ambiente de ponto de encontro, com aromas e sabores que ficam gravados na memória e no subconsciente das pessoas. “É um local acolhedor, que fica na lembrança como o espaço de convivência familiar”, disse. Com este conceito em mente, ela desenvolveu a cozinha do apartamento decorado do Kingdom Park Residence.
No apartamento, mesmo com amplo living com duas mesas e espaço para recepção na área social do gigantesco apartamento, com 482,76 metros quadrados, a cozinha recebeu uma mesa com capacidade para até 10 lugares. Como diferencial, foi incluída uma bancada para produção de alimentos acoplada, o que garante interatividade de quem prepara com quem aprecia a refeição. Segundo a arquiteta, a escolha deste modelo foi feita pensando na “cozinha da mama”, onde a família se reúne informalmente para refeições de maneira descontraída e unida.
REFEIÇÕES RÁPIDAS E MOMENTOS INTIMISTAS
O arquiteto e urbanista Victor Tomé, que projetou o apartamento decorado de 270 metros quadrados do residencial Legend Praça do Sol, incluiu a mesa da cozinha em sua proposta.
“Ela foi incluída porque a gente acredita que no dia a dia os moradores vão querer fazer as refeições mais rápidas e mais intimistas na cozinha”, explica. O espaço gourmet fica para os almoços e outros eventos da família.
A capacidade da mesa é para seis pessoas graças ao uso do canto alemão, um recurso que confere charme ao ambiente, lembrando a informalidade das lanchonetes. “O modelo com sofá e duas poltronas traz também aconchego para o local”, finalizou. O espaço também poder ser útil aos funcionários da residência.
CANTO ALEMÃO
De fato, a mesa na cozinha não é um artigo que apenas imóveis maiores podem ter. A arquiteta Adriana Mundim explica que, quando bem planejado, apartamentos de medidas menores também podem ser contemplados com a praticidade que a mesa na cozinha pode trazer. Um exemplo, ela aplicou no apartamento decorado Residencial Vereda Areião, de 111 metros quadrados. Mesmo com sala e cozinha integradas, a arquiteta colocou uma pequena mesa redonda com canto alemão em estofado para pequenas refeições.
O arquiteto Victor Tomé acrescenta: quando a cozinha é pequena e não cabe a mesa, ele cria outras opções para acolher os moradores no ambiente. “Normalmente uso o balcão com banquetas para que haja esse espaço intimista”, diz.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!