(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
MRV detalha iniciativas que buscam preservar e recuperar o meio ambiente. Ações também buscam preservar a biodiversidade de ecossistemas brasileiros
Luiz Fernando Rodrigues
20 de maio de 2021
Representantes de 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, se reuniram em 2015, em Nova York, para organizar a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Essa reunião definiu 17 objetivos e 169 metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna dentro dos limites do planeta. Entre esses objetivos está a proteção de recursos naturais para as próximas gerações e consumo e produção responsáveis.
Para contribuir para o alcance desses objetivos e garantir a conscientização em relação à conservação da biodiversidade, ações no setor da construção civil são de grande relevância. A MRV, desenvolve um conjunto de ações sustentáveis para que as suas obras causem o menor impacto possível nas regiões onde atua, como a adoção de sistemas de reuso de água, reaproveitamento de materiais, gestão de resíduos, utilização de formas e implantação de energia solar fotovoltaica entre diversas outras ações se tornam referências para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no próximo sábado (22).
De acordo com o gestor regional de obras, Antônio Caio Ribeiro, o reuso de água é fundamental para a execução de algumas atividades na obra, contribuindo, principalmente, para a limpeza dos ambientes. “Um dos sistemas de reuso é por decantação: são três coletores que recebem material úmido da obra e, após um período necessário para decantação do material mais pesado, a água resultante do processo é utilizada para lavar caminhões, betoneiras e ferramentas da obra”, destaca o gestor.
A plataforma de soluções habitacionais também aproveita as águas das chuvas para limpeza de escritórios e canteiros de obras. “Instalamos calhas que coletam o material pluvial e usamos em diversos espaços. Só não usamos para consumo direto por não se tratar de água tratada”, destaca o gestor.
Outras ações
Além de ações de reaproveitamento da água, a MRV utiliza em seus canteiros de obras baias de segregação de resíduos recicláveis e incentiva o reaproveitamento de folhas de rascunho e de sobras de concreto para confecção de materiais pré-moldados, como tampas de esgoto e meio-fio. Além disso, também são monitorados e medidos os índices de fumaça exalada pelas máquinas e caminhões utilizados na obra.
A empresa também promove plantio de árvores em calçadas e no interior de cada empreendimento. Em 2020, a plataforma de soluções habitacionais plantou mais de 160 mil mudas em mais de 160 cidades. Além de paisagismo, parte delas tiveram finalidade de recomposição de áreas de preservação.
De acordo com o presidente da companhia, Rafael Menin, essas ações fazem parte de uma estratégia baseada em soluções de moradia. “A moradia não se resume ao apartamento de ótima qualidade. Toda a vizinhança de um empreendimento influencia o valor agregado do imóvel, como boas vias de acesso, iluminação pública, saneamento, espaços de lazer e integração com o meio ambiente. Isso traz benefício para toda comunidade ou mesmo um bairro inteiro”, destaca Menin.
Sobre MRV
Para a MRV a Sustentabilidade é mais do que as ações que desenvolve nas áreas de meio ambiente e social. O tema está presente em todas as atividades da companhia, que passam desde a escolha do terreno para a construção de seus empreendimentos, técnicas inovadoras e mais sustentáveis de construção, itens que garantem economia para os moradores e projetos para o desenvolvimento sustentável na vizinhança de seus empreendimentos e projetos sociais. A MRV contribui na difusão de ideias e ações inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Pelo quarto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), adotou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, e seu presidente Eduardo Fischer, é líder de ImPacto para engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais responsáveis com a temática da sustentabilidade.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!