(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Bosques privativos promovem qualidade de vida para moradores e região

Compartilhe:
 

Bosques privativos promovem qualidade de vida para moradores e região

Dayse Luan - Comuniação Sem Fronteiras

21 de setembro de 2020

Viver em uma área urbana com espaços verdes tem um impacto positivo no bem-estar mental dos habitantes de cidades. Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, constataram que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro, enquanto que aumentos de salários ou promoções no trabalho, por exemplo, fornecem apenas efeitos positivos de curto prazo. O estudo britânico, divulgado na revista Environmental Science & Technology, também constatou queda na saúde mental em pessoas que passaram a viver em ambientes com menor contato com a natureza.

Por isso, nesse Dia da Árvore, os moradores do Condomínio Alto da Boa Vista, na região noroeste de Goiânia, têm bons motivos para celebrar. O residencial, composto por sobrados, possui uma Área de Preservação Ambiental (APP) dentro de seu perímetro, com 65 mil m², um bosque particular com diversas espécies de árvores nativas, além de atrair aves diversas também. O espaço foi equipado com equipamentos para exercícios e  uma pista de cooper de 1400 metros, que envolve toda sua extensão. Por lá, moradores e convidados experimentam o contato próximo à natureza e sensação de bem-estar proporcionada pelo ambiente. 

Além disso, um verdadeiro cinturão verde envolve o condomínio, o qual fará divisa com o setor nove do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), quando a Prefeitura de Goiânia concluir o projeto, o qual foi dividido em 11 partes, e terá uma extensão de 24 quilômetros lineares. "Aqui a gente convive com o canto dos pássaros, com uma temperatura mais amena, um benefício comprovado por pesquisas, e quase não ouvimos barulho de tráfego, mesmo estando ao fundo de uma avenida movimentada", enumera o engenheiro civil Murilo Guimarães Melo, responsável pela obra da terceira etapa do Alto da Boa Vista.

A enfermeira Ana Cláudia Andrade Cordeiro Pires, de 33 anos, afirma que quando viu o bosque no interior do condomínio horizontal isso pesou na hora de comprar um sobrado. Em sua visão, ter uma área verde em uma cidade poluída é importante para a melhoria do ar e também para amenizar a temperatura que tem aumentado muito nos últimos anos. “Moro em Goiânia há dez anos, mas vim do interior e sinto falta dessa proximidade com a natureza, o que será importante para o meu filho, que gosta e precisa de espaço, por isso optamos por buscar essa nova moradia”, destaca ela.

O engenheiro agrônomo Thiago Farina, de 42 anos, comprou um sobrado na segunda etapa do condomínio residencial há dois meses e deve se mudar em breve, assim que concluir a reforma. Ele ressalta que a área verde do empreendimento foi um diferencial avaliado na decisão de compra. “Vai nos dar mais qualidade de vida, é bem-feito e bem-cuidado. Aproveitaremos bem a pista de cooper que tem em volta do bosque”, revela ele que irá para o local com a esposa e o filho adolescente.

Localizado na Avenida Perimetral Norte, no Setor Vila João Vaz, o Condomínio Alto da Boa Vista é um residencial horizontal, composto por sobrados de 126 m² com três quartos, sendo uma suíte, garagem para quatro veículos e quintal privativo. Possui duas etapas entregues e está na construção da primeira fase de sua terceira etapa. No total, abrigará  350 famílias.

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS