(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Quer uma receita de criatividade para fazer uma árvore de Natal? Ela vem de um canteiro de obras, que utilizou bobina de fio, cano PVC, fio elétrico e ganchos para fazer uma árvore de Natal. Tijolos viraram presentes. Iniciativa desperta para a importância da reutilização
Raquel Pinho - Comunicação Sem Fronteiras
13 de dezembro de 2021
A árvore está dentro do canteiro de obras do residencial Horizonte Flamboyant. Mas, além de enfeitar o ambiente e fazer com que todos entrem no clima de Natal, ela traz um outro importante recado: a preservação ambiental.
“Utilizamos restos de materiais improváveis para serem usados como decoração e mostramos que é possível fazer o reaproveitamento”, diz a técnica de segurança de trabalho, Meiryelle Souza que contou com a ajuda do carpinteiro Eduardo Muniz para a montagem. Todos os anos, a construtora responsável pela obra, a GPL Incorporadora, incentiva os colaboradores dos canteiros a decorarem seus canteiros no fim de ano.
De fácil execução, ela foi montada em menos de uma hora e conquistou a admiração dos trabalhadores. O auxiliar administrativo de obras, Francisco Hosane, resolveu inclusive levar a iniciativa para a igreja que frequenta, no Setor Garavelo. E não é a primeira vez que ele faz isso. Ano passado, ele também montou uma árvore de Natal com restos de obra em sua casa, depois de ver a decoração feita com restos de madeira e de proteção a vergalhões no canteiro.
“Normalmente, as pessoas ficam surpresas, não esperam que é possível reutilizar esses materiais”, diz. Para ele, essa é uma forma de despertar a consciência ambiental, estágio que ele avalia que é preciso avançar. “Ainda desperdiçamos muito”, opina.
Apesar do Brasil contar com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. O percentual é o mesmo há pelo menos 3 anos, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019 - o último divulgado.
O primeiro passo para a reutilização é a separação correta dos resíduos. A construção civil tem cumprido o seu papel, seguindo as diretrizes da Resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que orienta como se deve fazer essa separação dentro das obras. No canteiro onde a árvore de Natal sustentável foi montada, por exemplo, a GPL Incorporadora, responsável pela construção, já separou mais de quatro toneladas de resíduos como plástico, papelão, gesso, madeira, serragem, sacaria, entulho, entre outros.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!