(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Captação de águas da chuva é uma forma de economizar o recurso natural

Compartilhe:
 

Sistema pode ser implantado em residências e é importante para preservação.

Reportagem Comunicação Sem Fronteiras

Atualizado em 07/04/2020

A cada segundo são utilizados, em média, 2 milhões e 83 mil litros de água no Brasil (ou 2.083 metros cúbicos). Em 1931, eram utilizados apenas 131 mil litros por segundo – 6,3% do uso atual. O uso da água deverá crescer 24% até 2030, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. Estas informações constam do Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil, elaborado ano passado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros, entre 1931 e 2030. 
 
Visando ressaltar a importância desse líquido e sua preservação, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1993 o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Práticas já difundidas, como o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupas para limpar a casa, por exemplo, viraram rotina para muitos brasileiros. Atualmente, uma maneira de contribuir para a manutenção desse recurso natural e que vem ganhando adeptos é a instalação de captação de água da chuva em residências.
 
A arquiteta Ana Maria França instalou um sistema para captar água da chuva na casa que construiu no Residencial Aldeia do Vale, em Goiânia. São três caixas que comportam, cada uma, cinco mil litros de água e ficam semi enterradas sob a residência. “Inicialmente queria fazer o sistema com as caixas enterradas, mas elas são muito caras. O preço que pagaria em uma comprei as três para minha instalação”, explica. “Além disso, elas terem ficado com parte à mostra não atrapalha, faz parte da arquitetura contemporânea”, salienta a arquiteta.
 
Irrigação

Por ter um imóvel sustentável, onde há placas de captação de energia solar e um jardim no telhado, para deixar a temperatura da casa mais amena, Ana Maria optou por usar a água que capta apenas para a irrigação do jardim. “Tenho uma área externa grande, mas mesmo assim faço uma irrigação consciente, não regando a grama, apenas plantas e árvores”, destaca ela, contando que quando seus tanques estão cheios faz o uso da água em três dias. “Ao contrário do que as pessoas pensam, no período da chuva também tenho que economizar”.
 
Ela conta ainda que nos períodos de estiagem, quando precisa irrigar seu jardim de cobertura com água da rede convencional, o recurso também cai nos reservatórios e é reaproveitado. “Usar a água da chuva é importante para preservar a água tratada que usaríamos para a irrigação. Pode parecer pouco, mas essa economia não deixa de ser importante. Se todos aproveitassem de alguma maneira a economia seria maior”, salienta Ana Maria sobre a importância da conscientização sobre o uso da água.

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS