(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Depois de uma carreira consagrada por mais de três décadas em Goiânia (GO), um dos mais promissores mercados do setor imobiliário do Brasil, e dar uma pausa para dedicar-se aos estudos, pesquisas e à escrita, a corretora de imóveis Cida Moreira está de volta com boas surpresas
Raquel Pinho - Comunicação Sem Fronteiras
01 de julho de 2022
Com uma carreira consagrada por mais de três décadas em Goiânia (GO), um dos mais promissores mercados do setor imobiliário do Brasil, e dar uma pausa para dedicar-se aos estudos, pesquisas e à escrita, a corretora de imóveis Cida Moreira está de volta com boas surpresas. Ela, que tem formação em Letras e iniciou a vida profissional dando aulas de literatura, faz agora meio que o caminho de volta aliando suas duas grandes paixões: o mercado imobiliário e a educação. Cida está em contagem regressiva para o lançamento do livro “Mercado Imobiliário: Empreenda e Transforme” e do Instituto Empreenda Corretor, através do qual irá apresentar um novo método para os profissionais que desejam desenvolver uma carreira de excelência. Mestre em Psicologia com ênfase no estudo do Comportamento do Consumidor, especialista em Operações Imobiliárias e em Marketing, ela nos fala um pouco dessa nova fase de sua carreira
Por Raquel Pinho
Raquel Pinho - Cida, o que te motivou a fazer esse redirecionamento em sua carreira?
Cida Moreira - Pois é, Raquel, essa tem sido a pergunta mais recorrente que tenho ouvido nos últimos tempos. Às vésperas de completar três décadas de atuação no mercado imobiliário decidi fazer esse processo de migração na carreira. Quero aliar a minha expertise no mundo dos negócios a outras paixões, como contribuir para tornar o ser humano pessoas e profissionais melhores. Já há algum tempo venho construindo essa minha nova identidade profissional: escritora, palestrante e educadora corporativa. Entendo que palestrar é provocar...desafiar a plateia...contar uma história, tocar o coração, sensibilizar e envolver o meu público. A minha atuação como palestrante surgiu a partir de um trabalho realizado e reconhecido. Hoje, eu me avalio como uma profissional vocacionada e com maturidade suficiente para contribuir com a educação corporativa. Venho trabalhando neste projeto já há algum tempo, construindo uma formação multidisciplinar que integra conhecimentos diversos.
Raquel Pinho - Então, através da educação corporativa, você irá integrar conhecimentos multidisciplinares com as práticas vivenciadas e exigidas pelo mercado de trabalho atualmente?
CM - Isso mesmo. Paulo Freire já dizia que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção. É isso que pretendo fazer através do livro e dos cursos e palestras que serão oferecidos pelo Instituto Empreenda Corretor: encorajar a criação de comunidades para a expansão do conhecimento e fazer a sua interface integrando entidades, empresas, faculdades e profissionais do mercado imobiliário. O foco do nosso trabalho é a educação continuada. Quero apresentar ferramentas, partilhar experiências bem sucedidas que aliam as melhores práticas de gestão e suas implicações no ambiente dos negócios imobiliários.
Raquel Pinho - Atuando há três décadas no mercado imobiliário e acostumada ao ambiente corporativo, você conhece muito bem o universo dos profissionais do segmento, inclusive as suas dores, carências e os seus desafios. Conte um pouco pra nós sobre esse universo.
CM – Desde que ingressei no mercado imobiliário, me intrigou o fato da profissão de corretor de imóveis ter nascido órfã de uma formação acadêmica. Acredito que a valorização profissional está alicerçada em uma formação. Os cursos de TTI habilitam os profissionais ao exercício da profissão, mas nem sempre os capacitam. Muitas vezes o profissional não é respeitado em função dessa carência. Atuando no segmento, busquei de alguma forma contribuir com o crescimento da categoria. O desafio de treinar e liderar pessoas, trabalhar em equipe, estabelecer objetivos, cumprir metas e entregar resultados sempre me inspirou. Posso dizer que surgiu daí o desejo de partir para a educação corporativa e escrever um livro. Acredito que a evolução do mercado de trabalho contemporâneo passa pela competência de transformar conhecimento em inovação. E com o mercado imobiliário não é diferente. Tenho muitas vivências, é só juntá-las e conectá-las.
Raquel Pinho - Qual é o perfil do corretor de imóveis desejado pelo consumidor que está em busca de um imóvel?
CM - Hoje o mercado exige profissionais íntegros, éticos, comprometidos e conhecedores do mercado imobiliário e da sua dinâmica. Muitas vezes, até mesmo por falta de conhecimento e informação, esse profissional não tem um olhar crítico, uma postura empreendedora e deixa a desejar diante da expectativa do consumidor. O corretor de imóveis precisa atuar como um consultor imobiliário, ser estratégico, ter consciência da sua relevância e assumir o seu papel de agente do desenvolvimento urbano. Só assim ele passará a ser mais respeitado e valorizado perante a sociedade. Este processo exige investimento em educação continuada e busca por inovação.
Raquel Pinho - Em sua pesquisa de mestrado, você estudou os impactos da tecnologia no comportamento do consumidor. Foram muitas mudanças em muito pouco tempo. Hoje, como você vê essa digitalização nas relações de consumo no setor imobiliário?
CM - A digitalização dos negócios imobiliários, acelerada por conta da pandemia da Covid-19, é um caminho sem volta. Ao mesmo tempo que a disrupção é um avanço, ela assusta, provoca medo e incertezas. Os modelos de negócios digitais são os que mais se fortaleceram em meio à pandemia e ao isolamento social. O impacto da tecnologia no comportamento do consumidor e na sua experiência de compra no mercado imobiliário é algo transformador. A tecnologia está transformando a nossa realidade, a nossa profissão, o nosso negócio, o nosso mercado e, principalmente, o nosso consumidor. Sei que a mudança assusta porque nos tira da zona de conforto. O medo do novo às vezes nos paralisa e nos leva até a pensar em desistir, mas encarar os desafios e seguir em frente é a melhor maneira de crescer pessoal e profissionalmente.
Raquel Pinho - O seu trabalho será voltado aos profissionais de todo País?
CM - Eu pretendo lançar o meu livro e levar os meus cursos e palestras por todo o Brasil, até porque em minha formação busco compreender um pouco a diversidade cultural do nosso país através da interação com profissionais que já atuam no mercado nacional. As aulas que ministro nos cursos de pós graduação e MBAs executivos também me proporciona essa interação pelo Brasil afora. Tenho consciência do tamanho do desafio, mas me sinto pronta para encarar esse novo momento. Como executiva do mercado imobiliário sempre pautei por adotar uma atitude empreendedora, o que muito me ajudou a ter êxito na profissão.Venho trabalhando neste projeto já há algum tempo. É hora de colocar o “bloco na rua”.
Raquel Pinho - O Brasil é um país imenso, cheio de diversidades e hábitos. O jeito de morar é diferente em cada região? Como os profissionais e as empresas devem montar suas estratégias para atuar com as especificidades de cada lugar?
CM - Cada vez mais temos empresas atuando em várias regiões do Brasil que, como você mesma afirma, é um país enorme e cheio de diversidades. No marketing costumamos dizer que os profissionais têm que pensar globalmente e agir localmente. Isto também se aplica às estratégias imobiliárias de atuação junto ao mercado imobiliário nacional. Cada região tem suas particularidades que precisam ser levadas em conta no momento de definir uma estratégia. É importante lembrar que uma estratégia vencedora em um determinado mercado pode fracassar em outro. Daí a importância de estudar e conhecer o seu mercado e o seu consumidor.
RP - Pode nos contar um pouco sobre esse método que você desenvolveu?
CM - Costumo dizer que o método Empreenda Corretor surgiu da minha conexão com o mercado imobiliário. O principal objetivo da metodologia é despertar a consciência profissional e assim, transformar corretores de imóveis em corretores de imóveis empreendedores. Aquele profissional que busca sempre aprender mais para atingir o potencial máximo, assume a responsabilidade pelos erros, sai da zona de conforto, cria as próprias oportunidades e exerce o protagonismo na profissão. O método preconiza mais autonomia e máxima gestão da própria carreira, por parte dos corretores de imóveis que, como profissionais liberais, precisam assumir as rédeas da profissão que exercem.
RP - Os corretores de imóveis são o único público-alvo do seu livro, das suas palestras, enfim, do Instituto Empreenda Corretor?
CM - “Mercado Imobiliário: Empreenda e Transforme” é um livro pensado e escrito para profissionais do mercado imobiliário, que desejam laborar sob a égide do empreendedorismo e construir uma carreira sólida que, além da paixão, amplie as suas oportunidades no sentido de pavimentar o caminho do sucesso e fazer a jornada valer a pena. Portanto, o meu público são sim os corretores de imóveis, mas não exclusivamente eles. Também temos a contribuir com as entidades do setor – COFECI, CRECIs, SECOVIs, SINDIMÓVEIS, ADEMIs, as empresas construtoras, incorporadoras, imobiliárias, as faculdades que ministram cursos de graduação e pós graduação em Gestão de Negócios Imobiliários, por exemplo.
RP - A educação corporativa já é um mercado bastante disputado no Brasil. Qual é o seu diferencial para atuar de forma competitiva neste mercado?
CM - O pertencimento. Você, mais do que ninguém, conhece a minha história, que inclusive adotei como assinatura: “Mercado imobiliário, orgulho de fazer parte.” Ter vivenciado a experiência do exercício profissional me possibilita, além de aliar a teoria à prática, ter afinidade com esse mercado, falar a linguagem dos profissionais da área. Consigo fazer a conexão e interagir porque tenho vínculos muito fortes com esse mercado e com esses profissionais. No meu livro, apresento o método que desenvolvi com o propósito de ajudar os profissionais a atingir os seus objetivos e metas, entregar resultados e construir uma carreira de sucesso. Vejo a educação corporativa, sobretudo no segmento imobiliário, como fator determinante para o desenvolvimento e a valorização profissional.
RP - Para concluir a nossa conversa, deixe uma mensagem para o seu público.
CM - A gratidão é a memória do coração. Como você sabe, sou uma apaixonada pelo mercado imobiliário. Tenho uma imensa gratidão pela trajetória que construí nesses 30 anos de atuação no segmento. Aprendi muito, cresci como pessoa e como profissional. O momento é favorável, temos que nos preparar para as oportunidades que virão e sairmos fortalecidos na nossa jornada evolutiva enquanto seres humanos. O segredo é lutar contra o próprio medo. É estar comprometido, acreditar em si mesmo e fazer o que é preciso. É entender que, se os outros podem fazer, eu também posso. Portanto, nunca deixe ninguém dizer que não pode ou não consegue fazer algo.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!