(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Comemorações criativas e conscientes são tendência para o ano

Compartilhe:
 

Empresas se adaptam para manter o engajamento entre os colaboradores e comemorar datas importantes, mesmo a distância

Túlio Moreira | Comunicação Sem Fronteiras

30 de março de 2021

As mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que as empresas buscassem alternativas criativas para manter alguns hábitos e tradições dentro do ambiente de trabalho. As comemorações, por exemplo, que antes costumavam reunir muitas pessoas em lugares fechados, agora deram espaço a atos mais simbólicos e que não geram aglomerações. O modelo é bem aceito e até esperado por boa parte dos colaboradores.  Foi o que apontou levantamento publicado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half no LinkedIn com 1,6 mil pessoas, ainda em dezembro último. 44% responderam que esperar por confraternizações adaptadas ao “novo normal” no final de ano, uma tendência que segue firme na atual pandemia.

Um exemplo desse novo normal é a Consciente Construtora & Incorporadora, que chegou aos 39 anos de existência em março e encontrou uma forma segura e divertida para não deixar a data passar em branco. Ao contrário dos anos anteriores, em que as comemorações foram marcadas por grandes festas reunindo colaboradores de diferentes setores da empresa, em 2021 a data foi comemorada por meio de um kit festa, contendo chocolate, cupcake, docinhos e até mesmo um balão e uma vela. Tudo feito com o maior cuidado e seguindo os padrões de higienização determinados para a prevenção contra o coronavírus, como ressalta Gabriela Machado,  supervisora de marketing da Consciente Construtora. Os kits foram enviados para a casa de cada um dos profissionais da empresa, que estabeleceu o sistema de home office.

“A gente precisava comemorar a data. Nós, que fazemos parte de um mercado tão competitivo e que sofre com as mudanças na economia, já passamos por grandes desafios e alcançar quase quatro décadas de história, precisava sim ser comemorado. No entanto, o momento não nos permitia fazer uma grande festa. Precisamos prezar pela saúde e bem-estar de todos e,  por conta da necessidade do distanciamento social, todos os nossos colaboradores estão em casa e todo o nosso corpo administrativo trabalhando na modalidade home office. Mesmo assim, queríamos estar juntos, mesmo cada um na sua casa. Por isso, montamos um kit festa, com todo o cuidado, higienizando as mãos no manuseio da montagem e entregamos na casa de cada colaborador”, conta Gabriela.

A supervisora de marketing da Consciente conta que, mais importante do que o valor material dos kits, é o simbolismo da ação que gera uma resposta positiva entre os funcionários. Além disso, esse tipo de comemoração a distância também ajuda na adaptação ao modelo do home office, que é novidade para a maioria dos profissionais. No dia do envio dos kits, os profissionais se reuniram em uma videoconferência ao final do expediente e cantaram parabéns, além de ouvir uma palavra de motivação e conforto dos gestores da empresa.

“É possível inovar, e isso não significa investir muito. O que importa não é o valor do presente, mas sim o seu significado. Prezamos muito mais pelo impacto e valor sentimental que aquilo irá representar do que o valor material, até porque estamos em um momento que todos precisam se sentir abraçados e realmente o valor material não importa muito”, destaca Gabriela.

Ao todo, a Consciente enviou mais de 100 kits para as casas de seus colaboradores. Além dos docinhos e itens de festa, os profissionais receberam uma carta de agradecimento e uma mensagem para celebrar a certificação da Great Place To Work (GPTW) 2020-2021. A empresa participa desde 2019 do processo de certificação, seleção e análise, que mapeia o clima organizacional da construtora. O certificado tem como objetivo principal identificar a qualidade do ambiente de trabalho, percepção dos funcionários, além de reconhecer empresas que possuem um excelente ambiente de trabalho.

Na pesquisa feita com os colaboradores, 81% disseram que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, valor acima da média de 70% alcançada pelas empresas do mercado na América Latina. O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Além disso, certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo.

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS