(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Levantamento do IBGE aponta que setor foi o que mais empregou no País no período avaliado pela Pnad Contínua
Dayse Luan - Comunicação Sem Fronteiras
17 de dezembro de 2020
A construção civil foi a área com os resultados mais positivos no mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020 de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. O levantamento foi divulgado no final de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da taxa de desemprego no país ter atingido 14,6% - o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, o número de pessoas ocupadas neste setor passou de 5,323 milhões no segundo trimestre para 5,722 milhões no terceiro trimestre, um acréscimo de 399 mil ocupações.
Em Goiânia existem exemplos de trabalhadores que conseguiram uma nova oportunidade no mercado de trabalho neste período. É o caso do ajudante geral Firmino Neto de Castro Barbosa, de 41 anos, que estava desempregado desde o início do ano e preencheu uma das vagas ofertadas pela Brasal Incorporações em julho. “Eu já estava desistindo de procurar serviço. Quando me ligaram quase não atendi, pois achei que fosse operadora de telefone, mas ao receber a notícia do novo emprego foi um alívio”, conta.
Natural de Correntina, na Bahia, ele está em Goiânia há 24 anos e nos últimos quatro trabalha na construção civil. Atualmente empregado na obra do Reserva Parque Areião, no Setor Marista, Firmino diz que já conseguiu se reorganizar financeiramente. “Quando fiquei parado estava usando minhas economias, mas agora já voltei a pagar as contas com o salário novamente”, revela. “Além disso, a convivência com os colegas é muito boa, pois muitos já conhecia da época que trabalhei no Persona Bueno”, relembra ele sobre outra obra da Brasal que atuou na capital.
A Brasal Incorporações disponibilizou 17 vagas em suas obras entre julho e agosto para os postos de eletricista, encanador, ajudante geral, carpinteiro, auxiliar de almoxarifado e estagiário de segurança. “No segundo trimestre do ano precisamos ser cautelosos, pois ainda estávamos conhecendo a pandemia e analisando suas consequências. A partir do terceiro trimestre já havíamos percebido as reações do mercado imobiliário, que se mostrou aquecido, e pudemos manter nosso ritmo de obras, gerando novos empregos para a construção civil, que é uma área forte da economia brasileira”, analisa Thiago Galvão, diretor da filial da construtora em Goiânia.
Cuidados com o momento
Para resguardar seus trabalhadores ao longo da pandemia, a Brasal Incorporações investiu em tecnologia e recursos humanos para orientá-los acerca de como se prevenir do contágio com o novo coronavírus. Responder a um questionário de saúde passou a ser rotina para todos os colaboradores em momentos de volta ao trabalho, seja após férias, licenças ou atestados. Ao longo de dois meses uma enfermeira esteve presente nas obras para dar orientações gerais aos funcionários. Transporte alternativo, como carro por aplicativo e vans, também foi disponibilizado para aqueles que usavam transporte público.
Além disso, a Brasal instalou dispensadores de álcool em gel em pontos estratégicos das obras, distribuiu as pausas de descanso ao longo dia para evitar aglomerações, faz medição da temperatura ao entrar no trabalho e substituiu o buffet self service por refeições em embalagens individuais no refeitório que, agora, conta com marcação para limitar o espaço de distanciamento entre os operários. As funções administrativas e as possíveis de serem realizadas em teletrabalho foram feitas durante um período através de home office e revezamento presencial.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!