(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Sucesso e retorno financeiro atrelados ao próprio esforço são o grande atrativo para os novos corretores
Laura Braga - Comunicação Sem Fronteiras
26 de agosto de 2022
Para explicar a função da corretagem de imóveis, poderíamos dizer que o corretor é responsável por avaliar o mercado imobiliário como um todo. Ele é tanto a pessoa que sai em busca de imóveis disponíveis para compra, como também quem auxilia na venda para os clientes interessados. No entanto, mais importante do que essa busca e esse auxílio, ele é o profissional responsável por criar uma conexão real com quem busca realizar o sonho de morar bem.
Nos últimos anos, especialmente depois da pandemia de Covid-19, houve um crescimento exponencial do mercado imobiliário, o que exigiu não só a disponibilidade e dedicação desses profissionais, como também o recrutamento de mais pessoas interessadas em trabalhar na área para atender a demanda, que segue se mantendo crescente. Conforme dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO), em agosto de 2021 existiam 17.156 corretores de imóveis (pessoa física) com cadastros ativos no órgão; já neste ano, o número subiu para 20.227, o que representa um acréscimo de 3.071 profissionais inscritos nos últimos 12 meses, só no Estado.
Um exemplo deste crescimento é o corretor de imóveis Filipe Barbosa, de 24 anos. Formado em engenharia civil, após uma tentativa frustrada de empreender por meio de uma confeitaria, ele se abriu à possibilidade de trabalhar com corretagem de imóveis e se descobriu na carreira. Com apenas dois anos de experiência, ele já recebe premiações pelo volume de vendas no Grupo URBS, onde é parceiro.
“Me formei no início da pandemia, mas sempre tive um interesse mais comercial. Tentei empreender, mas acabou não dando certo e a convite de um amigo, entrei na corretagem de imóveis. Apesar de ser uma montanha-russa do bem, porque você lida com muitos ‘nãos’, é uma profissão excelente. Nunca tive um perfil de estabilidade, gosto desses desafios. Além do retorno financeiro ser muito bom, ele é infinito, não há teto e nem limites, tudo depende do seu próprio esforço e do quanto você se dedica”, afirma Filipe, que é parceiro na URBS Alpha Mall, e foi premiado durante o URBS Hub, evento trimestral do grupo, realizado em julho.
Com uma perspectiva positiva para o futuro, Filipe relata que nunca teve a carteira de trabalho assinada, mas isso nunca foi um problema, pelo contrário, fez com que ele se abrisse para novas possibilidades, novos desafios e voos cada vez maiores. “Desde que entrei no mercado de trabalho, nunca tive carteira assinada, mas também não tenho esse perfil. A perspectiva daqui para frente é crescer cada vez mais, quero pessoalmente bater meu recorde de VGV (Volume Geral de Vendas) esse ano, bater o recorde de outros corretores, dos gerentes das agências e galgando passos cada vez mais largos”, visualiza.
Qualificação
Gerente da agência Alpha Mall da URBS Imobiliária, o também premiado André Kalil, de 31 anos, afirma que a qualificação e atualização para os corretores de imóveis será indispensável para quem quiser se manter no segmento. Em Goiânia há cerca de dois anos, ele trabalhou como bancário em São Paulo, de onde saiu, mas afirma que a melhor decisão da vida foi entrar no mercado da corretagem.
Em pouco tempo como corretor de imóveis, Kalil, que está há dois anos na área e apenas seis meses como gerente, conta que já acumula várias conquistas. “Em 2021 recebi a premiação mensal em 7 dos 12 meses e no final do ano fui corretor campeão com VGV de quase R$ 12 milhões na unidade Alpha Mall. No total do Grupo URBS, só com um ano de profissão, já fiquei em quarto lugar no ranking geral de vendas”, celebra.
O profissional afirma que se adaptou bem à nova rotina e as conquistas fizeram uma grande diferença em sua vida. “Eu adquiri minha liberdade financeira, consegui quitar dívidas, comprar carro novo e o mais importante, me encontrei na profissão; pois é uma área que tem muito reconhecimento, o que te motiva a crescer cada dia mais”, destaca.
Segundo o gerente de vendas, o mercado imobiliário tem evoluído muito a cada ano e com o avanço tecnológico a tendência é afunilar. “O futuro é bastante promissor, mas será necessário que o corretor se capacite, frequente eventos, procure cursos constantemente, se atualize para estar de acordo com as exigências”, completa Kalil.
Apoio
Para estimular o desenvolvimento profissional dos corretores de imóveis, que precisa ser constante, as imobiliárias estão criando programas de qualificação, que oferecem todo o suporte para os que querem se superar no setor de vendas de imóveis.O Grupo URBS, por exemplo, desenvolveu a plataforma URBSversidade. O programa é 100% on-line e gratuito e tem como objetivo capacitar os profissionais parceiros da empresa. As aulas disponíveis foram gravadas em estúdio, com métodos intuitivos e podem ser acessadas de qualquer lugar, dinamizando tanto o ensino quanto o aprendizado. Entre os módulos estão marketing, matemática financeira, além, é claro, de temas específicos do setor imobiliário.
Outro programa da empresa para o desenvolvimento dos profissionais é o URBS Acelera. O programa visa alavancar a carreira dos colaboradores e parceiros, com muitos workshops exclusivos, palestras e dinâmicas ministrados por profissionais renomados do mercado. Neste ano, a novidade foi a parceria inédita com a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas do país. Inicialmente, foram realizados dois encontros, um para unir todo o grupo URBS e um voltado para líderes, e ao decorrer do ano, o time terá uma trilha de aperfeiçoamento.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!