(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Empresas criam facilidades para goianiense mudar-se para casas

Compartilhe:
 

Com a pandemia, esse mercado está aquecido porque as famílias estão valorizando mais o espaço de suas residências, dizem unanimamente os operadores do setor.

Por Raquel Pinho, da Comunicação Sem Fronteiras*

12 de agosto de 2020


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82% dos 502 mil domicílios ocupados em Goiânia são casas. A cultura do goianiense foi reforçada pela pandemia. Morar em uma casa espaçosa e confortável se tornou o objetivo de muita gente durante o isolamento social, quando as pessoas passaram a ficar muito mais tempo dentro do lar. 


Isso já começa a movimentar o mercado imobiliário. Vendas de lotes aceleraram na região metropolitana. Mas boa parte destas pessoas não consegue cuidar de uma obra, seja por não entender do ramo, não ter acesso a um financiamento para terceirizar a construção ou mesmo por falta de tempo.


 Para resolver o problema, a FGR Incorporações, uma das principais desenvolvedoras de condomínios horizontais em Goiânia, lançou uma solução completa para quem deseja se mudar logo: o Casas Jardins. A empresa agora, além de vender o lote, também constrói a casa com todos os alvarás e projetos já aprovados. 
São seis opções de plantas de casas tipo sobrado, opções de 154 a 181 metros quadrados, varanda e quintal privativo, duas e três suítes e quatro quartos, sendo três suítes com home office reversível e vários modelos de fachadas. Também serão oferecidos kits de personalização para as áreas de lazer, como o espaço gourmet e piscina. 

Outra facilidade é que o financiamento será direto com a incorporadora, sem burocracia, e em condições mais vantajosas que no sistema bancário: em até 30 anos, com taxa de 5,99% ao ano e correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no País. 


Outra empresa, a Tropical Urbanismo está trazendo pioneiramente para Goiás a construtech InstaCasa, uma plataforma que disponibiliza, gratuitamente, os projetos arquitetônicos e legais para construção de casas e sobrados. Para a surpresa de quem acessa a plataforma, basta definir os filtros para o projeto ideal como, por exemplo, o número  de dormitórios, área construída e até estilo. Em poucos segundos, é possível visualizar as opções em 3D e ter uma noção real do que é possível fazer no espaço. Quem adquire o lote, ganha o projeto que escolher sem custo adicional. 

A plataforma também informa o custo estimado para a execução de cada projeto, calculado de acordo com o Custo Unitário Básico (CUB) de cada estado.  O projeto segue a legislação vigente do município do lote em aquisição. Após a entrega do lote, a startup ainda auxilia nas etapas de aprovação e financiamento da obra.

São as loteadoras que contratam o serviço, que serve como vitrine dos terrenos oferecidos. O idealizador, o arquiteto Maurício Carrer, batizou a startup como o “decorado do lote”. Uma equipe de arquitetos da construtech desenha todo o projeto de implantação, com tamanho dos lotes, aclives e declives, além da legislação vigente. Depois, cria projetos que se adequam aos espaços, em diferentes configurações e estilos. “No total, cada loteamento tem de 150 a 600 opções diferentes de projetos ”, diz.

Lançada em 2017 em São Paulo, a plataforma passou a ser, além de uma solução de economia para a classe econômica, que tradicionalmente não tem a cultura de contratar profissionais habilitados para o projeto, também passou a agregar valor à classe média e alta, que normalmente já contrata projetos para construções. “O que esse público observa, no caso, é praticidade e economia de tempo em já ter um projeto pronto”, salienta Leandro Daher, diretor da Tropical Urbanismo. 

Serviço:
Em Goiânia, a casa modelo da FGR Incorporações já está aberta para visitação no Jardins Barcelona. Outros dois decorados poderão ser visitados a partir de outubro ao lado do estande da FGR Incorporações próximo a GO 020, na saída para Bela Vista. 


Já a InstaCasa chegará a Goiânia a partir de agosto de 2020, oferecendo, gratuitamente, os projetos arquitetônicos e complementares para construção de casas e sobrados de seis projetos da Tropical Urbanismo, iniciando pelo Parque das Acácias, condomínio fechado na região metropolitana de Goiânia. (*Com informações da Bastidores Comunicação)

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS