(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Vagas de estágios crescem ao longo do primeiro semestre de 2021 após queda de 27% registrada em 2020. Estagiários contam experiências durante pandemia
Luiz Fernando Rodrigues - Comunicação Sem Fronteiras
18 de agosto de 2021
Após grandes desafios provocados pela pandemia da Covid-19, o mercado volta a se abrir para a entrada de novos estagiários. O fechamento de comércios e empresas como medida para conter o avanço do vírus afetou diretamente os estudantes que buscavam a sua primeira inserção no mercado de trabalho. Porém, segundo levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o primeiro semestre de 2021 registrou um aumento de cerca de 27% no número de aberturas de vagas em comparação com o segundo semestre de 2020.
Os números são animadores diante do cenário de queda na abertura de vagas registrado no ano passado. Ainda de acordo com o CIEE, apenas 191.500 vagas foram abertas ao longo de 2020 contra 303 mil registradas ao longo de 2019, apontando uma queda de 37%. Entre as áreas que mais oferecem oportunidades neste período de retomada dos contratos de estágio está o curso de engenharia civil. A estagiária Lara Carvalho, por exemplo, ganhou uma oportunidade no final de 2020 para trabalhar na plataforma de soluções habitacionais MRV em novembro.
Atualmente, ela está cursando o sétimo período do curso de Engenharia Civil e seu contrato de estágio vai até novembro deste ano. Ela fala que a oportunidade surgiu em um momento em que não havia tantas oportunidades para os estudantes. “Lembro que, na época, nem estava mais buscando estágio. Meus amigos que estavam em busca falavam que a situação estava muito mais complicada. Foi quando a MRV viu meu currículo que eu tinha enviado há muito tempo e me deu essa oportunidade”, destaca Lara Carvalho.
Ela afirma que, de março a novembro, ficou preocupada com a falta de estágios e pelo fato de ter que ficar parada e apenas estudando. “O problema é que muitos conseguem estágio e, mesmo assim, não tem emprego fácil após concluir o curso. Então, a principal preocupação era ficar sem estágio durante esse tempo e ter ainda mais dificuldade de encontrar emprego depois”, destaca Lara, que pretende continuar na empresa. “Durante o estágio passei por diversas etapas de uma obra, como no processo de qualidade e fundação. Como a empresa oferece bons planos de carreira que proporcionam o crescimento e o desenvolvimento profissional, meu grande objetivo é continuar aqui”, destaca a estagiária.
Vagas
Lara faz parte de um grupo de 13 estagiários de engenharia civil contratados pela companhia em Goiânia. Outro que entrou recentemente na empresa foi o estagiário João Pedro Vilela, que está no 8º período do curso. Antes, ele trabalhava em outra empresa da construção civil e entrou no pior momento da pandemia. “Eu fiz estágio por um ano antes de entrar na MRV. Durante esse período, a minha maior preocupação era com o vírus, mas pensei que tomando as devidas medidas de prevenção não haveria tantos problemas e deu certo”, afirma João Pedro.
Ele destaca que a principal vantagem que conquistou foi a experiência. “Eu estagiei ao longo deste ano em condomínios horizontais e reformas de laboratórios e, agora, trabalho com estruturas de concreto para construção de prédios. Consegui toda essa experiência ao longo da pandemia, algo que também me proporcionou novos contatos”, celebra.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!