(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Goiana conquista as redes com canal de decoração no estilo Faça Você Mesmo

Compartilhe:
 

Jornalista e Design de interiores, Raísa Guerra ensina como reaproveitar o que se tem para decorar com personalidade registrada pouco dinheiro

Dayse Luan - Comunicação Sem Fronteiras

27 de agosto de 2020

A maioria das pessoas gosta de deixar a casa aconchegante e com sua personalidade registrada. Porém, muitos acham que isso é difícil, caro de ser feito e que precisam contratar um profissional, por isso, acabam deixando de lado a decoração do ambiente. No entanto, na internet é possível encontrar várias maneiras fáceis de fazer e reinventar objetos. Um método muito usado nos últimos anos é o DIY, uma sigla em inglês para o termo Do It Yourself, o qual quer dizer Faça Você Mesmo. Esse é um movimento de construir, reparar ou customizar as coisas por conta própria.

Um perfil com várias dicas legais e práticas que vêm fazendo sucesso na internet é o Mania de Decoração, que começou como blog em 2012 e hoje possui perfis no Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e canal no YouTube. Em janeiro, inclusive, foi vencedor do Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2019, ganhando ainda como Destaque da categoria Decoração. O projeto é realizado pela jornalista e designer de interiores goiana Ráisa Guerra (foto) e surgiu depois que ela se formou em jornalismo, foi morar sozinha e percebeu que não tinha muito dinheiro para comprar objetos decorativos para a casa. Assim, ela decidiu colocar a mão na massa.

“Quando criança eu era criativa e pintava portas, paredes, mas sempre fui estimulada pela minha mãe, que deixava ao invés de brigar comigo. Na adolescência isso parou e quando fui morar sozinha eu resgatei essa criatividade e voltei a colocar a mão na massa. Me formei em Londrina e me mudei para um apartamento alugado e antigo em Curitiba e queria deixar mais com a minha cara, mas não tinha dinheiro sobrando para isso. Criei o blog para compartilhar minhas experiências com quem estivesse passando por algo parecido”, relembra ela sobre o início do Mania de Decoração.

Ráisa conta que com a quarentena percebeu que o interesse das pessoas aumentou por fazer as coisas por conta própria. “Antes, com a rotina corrida as pessoas não passavam muito tempo em casa, às vezes até poderia ter algo que as incomodava, mas ia deixando. Agora, tiveram mais tempo dentro de casa e decidiram resolver os problemas ou simplesmente mudar o que já tinham”, ressalta ela. Com a mudança no cenário, apenas no Instagram do Mania de Decoração o número de seguidores mais que dobrou em pouco mais de seis meses e atualmente possui 254 mil seguidores.

 

Dicas

A jornalista e designer dá algumas dicas para quem deseja decorar gastando pouco:

1º - Treine o olhar para as coisas que já tem em casa: algo que iria jogar fora ou que está encostado, veja se não pode ter um novo uso. “Um chapéu de palha pode virar dois novos objetos, uma moldura para espelho e um cachepot. Essas taças de plástico que ganhamos de lembranças de festas pode virar uma luminária”, ressalta ela sobre passo a passo que postou recentemente em suas redes sociais.

2º - Reutilizar embalagens de produtos: antes de jogar fora observe o que pode ser reutilizado. Ela já transformou cabides de madeira em prateleira e mural de fotos, lata de queijo em luminária, lata de manteiga em porta-jóias, embalagem plástica de sabão em vaso, embalagem plástica de bolo em cachepot e até caixa de papelão em caixa organizadora. A lista de ideias é imensa.

3º - Pesquise e busque fontes de inspiração: é possível encontrar de tudo na internet. “Se a pessoa achar que não tem criatividade, basta olhar na internet. Ela vai encontrar inspirações e também o passo a passo para fazer. Por exemplo, o que fazer com palitos de picolé ou de churrasco e ela encontrará uma lista infinita de opções”, destaca Ráisa.

A jornalista e designer adianta que logo irá lançar cursos, especialmente para mulheres aprenderem a usar ferramentas tradicionalmente dominadas por homens. “As mulheres são a maioria do meu público e muitas me perguntam se é difícil usar furadeira e outras ferramentas, então quero desmistificar isso”, explica ela, que afirma ainda ser muito prazeroso produzir as coisas. “É uma sensação tão boa de estar montando sua casa, um sentimento maior de pertencimento ao lugar onde mora, de aconchego, além de ter sua personalidade”, ressalta Ráisa Guerra

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS