(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
O Parque Sebastião Júlio Aguiar contará com quase 113 mil m², nasce entre os maiores da capital e integra o projeto Macambira-Anicuns
Luiz Fernando Rodrigues
03 de dezembro de 2020
A primeira etapa do parque Sebastião Júlio Aguiar foi inaugurada na última terça-feira (1º), no setor Parque Oeste Industrial, região sudoeste de Goiânia. Foram entregues uma parte da pista de caminhada e ciclovia, playground e academia a céu aberto, projeto que deve impactar cerca de 150 mil pessoas que moram na região. A solenidade de entrega contou com a participação do prefeito Iris Rezende, as bênçãos do padre local Ronaldo Silva e a apresentação da banda de música da Guarda Civil Metropolitana.
O projeto do parque foi desenvolvido pela prefeitura de Goiânia e executado em parceria com as empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação. Com quase 113 mil m², integra o projeto Macambira-Anicuns. A previsão é que a obra seja entregue em duas fases, sendo a segunda concluída em 2021.
Segundo o prefeito Iris Rezende, o crescimento populacional no bairro Parque Oeste Industrial foi grande, desproporcional aos investimentos que recebeu e a parceria entre os setores público e privado está trazendo equilíbrio a essas desigualdades na região. “Eu devo ressaltar e agradecer às empresas que não nos negaram a participação”, afirmou o prefeito.
O incorporador e sócio-proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa, destaca que a parceria público-privada foi estimulada pelo Ministério Público, que desejava transformar a região que sofrera com uma ocupação irregular. “Foram nove anos de dedicação, audiências públicas, estudos, projetos para se tornasse uma realidade. A beleza do parque, com sua vereda de buritis certamente atrairá, inclusive, moradores de outras regiões”, destaca.
A população da região comemorou a inauguração. Para a dona de casa e moradora do bairro Goiá há 47 anos, Solange Moreira Melo, o novo instrumento é uma forma de valorização dos moradores da região. “A lembrança que eu tenho desse local é de muita tristeza porque ouvíamos alguns tiros e algumas pessoas já foram mortas aqui. Agora isso vai diminuir porque as pessoas passarão mais tempo aqui e isso vai afastar muitos problemas, e teremos um local de lazer”, afirma Solange, que mora com o marido e o neto há apenas duas ruas do novo parque.
Segundo o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Martins Marques de Melo, o local passou a ser espaço de descartes ilegais de lixo e entulhos nos últimos anos. “Procurávamos limpar a área, fiscalizar, autuar, prender veículo que estavam cometendo crimes ambientais, mas continuavam fazendo isso. A implantação do parque propicia um local que passa a ser contemplado pela população e pode ser usufruído para o lazer e a prática de esportes, sem a presença de resíduos”, destaca o presidente da AMMA.
Homenagem
A família proprietária da área, salienta o empreendedor, teve grande relevância no processo de consolidação do parque, pois doou mais 83 mil metros quadrados de área ao seu tamanho original, colocando-o entre os maiores da capital. Por isso, o nome do parque é uma homenagem ao ex-deputado Sebastião Júlio de Aguiar, mineiro que chegou a Goiânia nos anos 1950 e deu início à urbanização do Setor Parque Oeste Industrial em 1957, quando foi aprovado o loteamento do bairro.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!