(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Goiânia ganha primeiro apartamento smart

Compartilhe:
 

Segundo Aureside, a casa inteligente deve crescer 178% no Brasil até 2025. Mais do que conforto, ele também pode trazer economia de 30% nos gastos com energia, entre outros benefícios. Em Goiânia, lançamento inova ao entregar tecnologia já integrada ao apartamento sem custo adicional para o comprador

Tainá Rocha 

27 de junho de 2022

Já imaginou organizar sua casa através de um comando de voz ou um toque no celular? Você programa um horário e, ao invés de apenas um despertador tocar, você começa a ouvir uma música ou o seu programa de notícias da manhã, as persianas abrem após alguns minutos e as luzes acendem, tornado o ambiente propício para o despertar. Na cozinha, o café já começa a ser feito automaticamente. Ao sair, você diz apenas “Alexa, tchau”, e as persianas fecham, as luzes se apagam, a cafeteira, a TV e outros eletrodomésticos desligam. E esse é apenas um dos cenários que podem ser programados dentro da sua rotina. Um cenário totalmente diferente pode ser planejado quando você chegar do trabalho, de noite.

Quem faz tudo isso? As máquinas, conduzidas por sistemas de automação - ou pela internet das coisas, em linguagem tecnológica. Essa realidade já não é futurista nem ficção. Já são  22,1 milhões de residências no mundo todo com esses recursos, segundo dados da Statista, consultoria alemã, especialista em mercado de dados e dos consumidores. De acordo com a Aureside, Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, em 2015 eram apenas 300 residências no País com esse atributo, mas chegou a mais de 1,4 milhões em 2020  conectados com sistemas assim. De 2021 até 2025, prevê a organização, o mercado de casa inteligente com automação residencial deve crescer cerca de 178%.

“Na medida em que as pessoas estão descobrindo os benefícios da casa inteligente, não estão abrindo mão de ficar sem ela. É o mesmo processo que acontece quando a gente experimenta os benefícios de um carro automático”, diz o incorporador Anderson Henrique Accioly Martins Soares, da Yutá Incorporadora. Em parceria com a Ética Incorporadora e a EMIBM Engenharia, ele está lançando o Urban Garden, na T44 do Setor Bueno, o primeiro residencial na capital a entregar o apartamento smart para os moradores.

Os apartamentos de oito tamanhos diferentes com medidas de 46,16 a 137,53 metros quadrados contarão com a infraestrutura de uma casa inteligente pronta para uso. Por isso, os ambientes serão entregues com quadro lógico smart integrado, interruptores de luz touch com wi-fi, fechadura digital com acesso por biometria ou wi-fi, cabos de rede instalados em todos os quartos e sala, preparação para receber sistema de som e de câmeras. 

Com esses recursos, bastará que o morador agregue ao sistema os eletrodomésticos inteligentes, com conexão wi-fi, para ter uma casa cada vez mais automatizada e inteligente. Vale ressaltar que esses eletrodomésticos estão cada vez mais acessíveis, especialmente após 2021, quando entrou em vigor lei no Brasil que promove incentivos e benefícios tributários à chamada Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things). Hoje, o mercado já oferece não só a smart TV, mas as máquinas de lavar e secar roupa, louça, microondas, liquidificador, entre diversos outros com possibilidade de serem acessados à distância. “O  projeto foi desenvolvido para atender essa nova realidade, em que tudo conversa com a internet”, complementa Anderson. 

A decisão de investir na tecnologia surgiu após os incorporadores perceberem, por meio de análises de mercado, que a classe média, que é o público-alvo do projeto, está ávida por melhorias em seu imóvel. “Em todos os nossos lançamentos recentes que fizemos para esse público em Goiânia, percebemos uma grande adesão aos kits de personalização, que normalmente trazem melhorias de acabamento”, sinaliza Anderson, que arremata:  “o nosso compromisso enquanto incorporadora é contribuir com o desenvolvimento do mercado de habitação. Percebemos essa lacuna e não hesitamos em agregar esse diferencial ao apartamento."

Benefícios de economia e segurança
Mais de oferecer um conforto, a casa inteligente também traz economia e segurança com a otimização dos gastos de energia e maior assertividade na programação dos equipamentos. “Pesquisas informam que este sistema pode economizar até 30% de energia. Um exemplo: os sensores captam as luzes e os ar-condicionados que estão ligados sozinhos, desligam automaticamente”, diz o engenheiro Arthur Matos, responsável pela implantação das tecnologias no Urban Garden. 

Em relação à segurança, ele lembra que atualmente sensores tem a capacidade de captar a temperatura do ambiente ou o vazamento de gás, e interromper o funcionamento de fogões ou fornos; sistemas de câmeras e detectores de intrusão identificam movimentos suspeitos e podem até mesmo enviar avisos por SMS para números cadastrados - de familiares ou até mesmo autoridades policiais.
 

Sobre a Yutá Incorporadora
A empresa nasceu da parceria entre Martins Soares Construtora, de Goiânia, e a Temazec Desenvolvimento Imobiliário, de Brasília, que juntas já lançaram cinco empreendimentos em Goiânia. O propósito da marca é desenvolver projetos para o segmento do médio padrão que estejam alinhados com a tecnologia, modernidade e sustentabilidade. 

 

Sobre a Ética Construtora
Com 30 anos de história, a Ética Incorporadora imprime sua expertise na execução e planejamento de obras rodoviárias e infraestrutura. Atualmente, também está presente nos segmentos de incorporação imobiliária, shopping centers e geração de energia.

 

Sobre a  Emibm Engenharia 
Com 30 anos de experiência no mercado, a Emibm Engenharia traz soluções desde o planejamento até a execução da obra, com o foco nos resultados e entrega dentro do prazo. A empresa, com sólida reputação no mercado, possui certificações internacionais como a ISO 9001:2015 e o PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. A Emibm se destaca  em obras de construção civil, instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de energia renováveis, automação, instalações especiais e projetos. 

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS