(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia

Compartilhe:
 

Já em obras, hub humano do condomínio Plateau D'or, que será construído em área externa com 185 mil m², atenderá aproximadamente 230 mil pessoas da região com novos serviços. Escola Canadense Maple Bear é a primeira a abrir as portas no espaço, com inauguração prevista para fevereiro de 2022

Laura Braga - Comunicação Sem Fronteiras

16 de dezembro de 2021

Cerca de 104 milhões de brasileiros saem de suas casas diariamente com destino ao local de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) do terceiro trimestre de 2017. O trajeto, na maioria das vezes desconfortável, é também longo e congestionado. Pesquisa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), realizada em 2019, aponta que o goianiense está insatisfeito com o trânsito. Os entrevistados foram questionados sobre qual nota daria à mobilidade urbana. De 0 a 10, a nota média foi de 3,97.

Goiânia é a terceira capital do país com mais veículos, em relação à população. Segundo pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do IBGE, divulgadas em setembro, com 1.230.339 emplacamentos ao todo, a capital possui 80 veículos para cada 100 habitantes em 2021 e fica atrás somente de Belo Horizonte (MG), com 91, e Curitiba (PR), com 83,6 carros. A média nacional, incluindo todas as cidades, é de 51 veículos a cada 100 brasileiros. A capital goiana já chegou a ficar em primeiro lugar na mesma pesquisa em 2016, quando apresentou 75 veículos por 100 moradores.

Além do trânsito pesado e alto custo econômico, como o gasto com combustível e manutenção do veículo, deslocamentos extensos são responsáveis por restringir a disponibilidade de tempo para lazer, exercícios físicos, atividades criativas e convívio familiar. Todas estas atividades exercem, potencialmente, algum efeito sobre o bem-estar subjetivo dessas pessoas. 

Principalmente por isso, um novo modelo de condomínio com ampla rede de serviços oferecidos à população de toda circunvizinhança está sendo implantado na região leste da cidade, nas imediações da GO-020, contando com um hub humano que vai movimentar a região gerando empregos e facilitando a vida dos futuros moradores, mas também de toda a comunidade próxima. 

O espaço, ainda em construção, mas com previsão de entrega para 2023, facilitará e trará grande comodidade para os moradores da região, já que está localizado na entrada do condomínio Plateau d’Or, empreendimento do Grupo Toctao, e proporcionará economia de deslocamento, já que terá oferta de diversas atividades.

A  área de 185 mil metros quadrados será dividida em 10 quadras dedicadas exclusivamente à implantação de redes de serviços como saúde, serviços, comércio, cultura e educação, que devem atender toda área cortada pelos bairros do entorno, com concentração de aproximadamente 230 mil pessoas.  

Primeira inauguração

Apesar da previsão de conclusão para a obra ser em 2023, já no início de 2022 - em fevereiro, o Hub Humano já terá uma novidade. Trata-se da inauguração de uma unidade da Escola Canadense Maple Bear, que já está com matrículas abertas para o próximo ano letivo na nova unidade. Inicialmente, o colégio atenderá apenas a educação infantil, no entanto, segundo a diretora da instituição, Mônica Siqueira, a estrutura do prédio comportará, em um futuro próximo, além do ensino infantil, estudantes do ensino fundamental I e II. 

Além de facilitar o acesso à educação bilíngue para os moradores da região, a instalação da instituição de ensino vai gerar empregos e renda. “Esta será a sexta unidade da Maple Bear na região metropolitana de Goiânia e chega para somar à nossa história, que já tem mais de 10 anos formando mentes bilíngues. Abriremos a unidade já com 70 funcionários”, diz Mônica Siqueira, diretora geral da escola.  

A proposta do projeto Plateau d’Or é que a criança possa sair de dentro de sua casa, no condomínio, e chegar à escola a pé, sem atravessar uma rua. A centralidade  funcionará como um espaço de soluções para os moradores do local, bem como de toda a região dos condomínios localizados nas imediações da GO-020, na região leste da capital goiana. De acordo com um dos responsáveis pela comercialização do Hub, Alaor Santos, gerente da ABL Prime, o modelo escolhido para atender as empresas que serão instaladas no local será o BTS – Built To Suit - que em tradução livre, significa “construído para servir”.

Alaor explica que o estudo da implantação partiu do conceito de atender à demanda dos condomínios, que por sua concepção, se localizam fora do contexto de rede de serviços, uma das premissas do conceito do Plateau d’Or. Para atender à população ele explica que “o open mall foi estrategicamente posicionado entre as duas portarias dos residenciais como a principal centralidade do Hub,  integrando educação infantil, ensino médio, saúde, serviço automotivo e condomínios empresariais”. 

Para a educadora e empreendedora Mônica Siqueira, a centralidade de serviços extrapola em benefícios para toda a população da cidade. “Para a economia goiana, o hub humano é muito importante. Há muita oportunidade para prover centros de excelência na prestação de serviços que sejam competitivos com praças muito mais desenvolvidas como, por exemplo, em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, ao centralizarmos em um mall produtos e serviços de primeira linha ao lado de uma escola que forma não só alunos, mas cidadãos globais. Isso traz uma série de vantagens para a economia goiana e para a nossa gente”, finaliza.

Compartilhe:
 
Veja mais detalhess
Perspectiva do polo educacional do Hub Humano do Condomínio Plateau d'Or - Divulgação

MAIS NOTÍCIAS