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Imobitech ajuda consumidor a escolher o imóvel

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Somente 7% dos consumidores já sabem o que querem comprar. Plataforma imobiliária digital quer atender o consumidor desde a escolha até a mudança

Raquel Pinho - Comunicação Sem Fronteiras

30 de agosto de 2022

A compra de um imóvel é um processo mais complexo do que parece ser. Trata-se de um dos bens de mais alto valor que as famílias adquirem, e cuja compra envolve um processo prá lá de burocrático. Mas a complexidade não se limita a questões financeiras e documentais. A pesquisa e definição do imóvel certo para o momento de vida dos usuários, costuma dar nó na cabeça de muita gente. Uma pesquisa realizada pela plataforma Loft com consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro em momento de compra de imóveis constatou que apenas 7%, em média, não tinham dúvida do que desejavam.

O objetivo é ter mais segurança? Mais sossego ou proximidade com o trabalho? Dá para conciliar tudo isso na compra? Casa ou apartamento? Vale a pena morar em um imóvel melhor, porém mais distante? É preciso mais espaço ou um bom projeto de arquitetura e decoração resolveria? Ao buscar respostas para seus questionamentos, o comprador normalmente encontra novas dificuldades pela frente… 

Ele muitas vezes se depara com abordagens tendenciosas e informações distorcidas. Não tem referência de preço e não recebe uma avaliação precisa de quanto deverá gastar no imóvel para deixá-lo, de fato, pronto para se mudar. Se está financiando, tem dificuldades de descobrir o custo a longo prazo de sua compra e ainda se depara com pressão por parte de alguns profissionais de venda.

”Não se trata apenas de se ter ou não o dinheiro, existe ainda todo um processo por trás da escolha, que é uma verdadeira caixa preta. Na maior parte das vezes, o consumidor só percebe isso depois que vive essa experiência. Muitas vezes, ele, inclusive, carrega dúvida se fez a melhor escolha mesmo depois de ter comprado”, diz Marcos Henrique Santos, empreendedor e especialista do setor imobiliário.

O problema é que poucas vezes na vida o brasileiro irá passar por esse momento - 1,8 vezes na vida, segundo pesquisas.  Ou seja, provavelmente, depois de passar pela experiência, o aprendizado pode nem ser útil para uma segunda compra. Marcos acompanha essa realidade do mercado imobiliário há 12 anos e, para melhorar a experiência do consumidor nessa jornada desenvolveu a imobitech Launch For You, uma startup do mercado imobiliário cujo foco é trazer o cliente para o centro do negócio.

“Não estamos inventando uma nova atividade. Nós estamos usando a tecnologia para transformar os serviços tradicionais, como fez a Uber com os serviços de transporte, a Netflix com a locação de filmes, o Nubank com os serviços bancários, o Spotify com o mercado de música", diz ele, que possui especialização em Acceleration & Entrepreneurship (Wharton Executive Education) e Digital Transformation (MIT Sloan Executive Education), ambas nos Estados Unidos, e desenvolveu habilidades na estruturação de startups e modelagem de negócios fundamentados nos ganhos de escala pelo canal digital. 

Como funciona
Ao acessar o site www.launchforyou.com.br, a primeira experiência de atendimento se dá por meio de uma ferramenta interativa para mapeamento de perfil. Em menos de dois minutos, a própria ferramenta já é capaz de cruzar as necessidades do comprador com as ofertas do mercado e fazer um primeiro direcionamento.

“A ciência de dados traz mais assertividade para esse primeiro filtro. A tecnologia acelera e simplifica o processo de levantamento das ofertas que fazem sentido para aquele consumidor. A memória falha, o banco de dados, não", sintetiza.

Por outro lado,  o processo não para nos algoritmos:  o atendimento segue de forma humanizada e personalizada em um segundo momento. Entram em cena os corretores de imóveis, exclusivos da imobtech, que agendam uma reunião online com o cliente para lhe apresentar as sugestões obtidas a partir do mapeamento de perfil.   

O passo seguinte são as visitas presenciais nos imóveis, nas quais a Launch For You irá inovar com consultorias exclusivas. Uma delas será com o escritório de arquitetura Sá+Spessatto, com mais de 10 anos de história e tendo à frente as arquitetas Andréia Spessatto e Náira Sá. Uma arquiteta da empresa acompanhará as visitas aos decorados para dar orientações e esclarecer dúvidas. “O arquiteto ajuda o consumidor a olhar melhor para o espaço. Ele entende como adequar as necessidades do futuro usuário ao uso do imóvel”, observa Marcos. 

No fechamento do negócio, a Launch For You irá disponibilizar assessoria jurídica onde um advogado esclarecerá as dúvidas do contrato de compra e venda, se o cliente desejar. 

Marcos lembra ainda que, mesmo após a compra do imóvel, a imobitech vai manter um relacionamento próximo ao cliente em suas necessidades futuras. A empresa desenvolveu uma rede de parceiros exclusivos com benefícios que vão do projeto de arquitetura à compra de móveis, planejados e eletrodomésticos.

"O foco é auxiliar o consumidor da busca do imóvel até a mudança. Vamos atendê-lo desde o início, valorizando cada necessidade. Não é oferecer o imóvel que está na prateleira, dando enfoque só no produto. A nossa intenção é realmente trazer uma solução personalizada e pautada na experiência, serviço e inovação diminuindo a insegurança e facilitando a escolha”, destaca o idealizador do projeto. 

 Conheça a Launch For You e viva uma nova experiência.

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Marcos Henrique Alves criou a imobitech Launch For You, uma startup do mercado imobiliário cujo foco é trazer o cliente para o centro do negócio - Cristina Dourado

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