(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Mercado imobiliário do interior goiano recebe mega projetos que são sucesso de vendas

Compartilhe:
 

Com duas torres e um shopping, o primeiro empreendimento mixed use de Itumbiara tem público certo. Tendência semelhante ocorre em outras grandes cidades polos como Catalão e Anápolis

Anderson Costa - Comunicação Sem Fronteiras

01 de agosto de 2022

Um complexo imobiliário mixed use com um shopping abrigando 37 lojas e 250 vagas de estacionamento; uma torre com 35 andares que mescla salas comerciais e apartamentos compactos de luxo; e um residencial de alto padrão com 40 pavimentos, dos quais quatro deles são inteiramente dedicados ao lazer, totalizando quase 1 mil metros quadrados para recreação e convivência. E ainda uma fachada imponente e contemporânea integrando paisagisticamente com o belo cenário natural que circunda o complexo. 

O empreendimento descrito é o Complexo Áquila, que poderia muito bem estar sendo lançado numa das mais nobres áreas de Goiânia ou até mesmo em qualquer outra capital do país, porém o palco desse mega lançamento é Itumbiara, cidade do interior de Goiás, a 213 quilômetros da capital. Com projeto assinado pela Norden Arquitetura, escritório goiano de atuação nacional e especializado no segmento de alto padrão, o empreendimento trará o primeiro mixed use para Itumbiara e já traz um forte impacto para o mercado imobiliário do interior goiano, que vive uma ascensão nos últimos anos, alavancada especialmente pelo agronegócio. 

De acordo com a arquiteta e urbanista Sarah Jorge, uma das sócios da Norden Arquitetura, há um bom tempo as grandes incorporadoras e o mercado imobiliário de uma maneira geral têm se voltado para as cidades do interior goiano, em especial para essas que formam fortes polos econômicos alavancados pelo agronegócio. “Além de Itumbiara, temos também Rio Verde, que também é muito ligada ao agro, ou então Catalão, onde nós também desenvolvemos outro grande projeto de mixed use. São municípios que possuem uma população com uma boa renda per capita e que começam a atrair grandes empresas e indústrias, e com elas vem um público que demanda por mais modernidade, alto padrão, comodidade, qualidade de vida requisitos típicos de projetos encontrados nos grandes centros urbanos”, afirma a arquiteta Sarah Jorge, uma das sócias da Norden Arquitetura.
 

Momento agro
Paulo Bessa, diretor da URBS GO, braço empresarial do Grupo URBS voltado exclusivamente aos negócios no interior, também vê nessa forte ascensão do mercado imobiliário interiorano um reflexo do excelente momento vivido pelo agronegócio no País e em Goiás. “O agro hoje responde por praticamente 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Commodities como soja e milho, que são amplamente cultivadas em nosso Estado, tiveram uma valorização enorme nos últimos anos. Além do mais, você tem um agro aqui em Goiás altamente moderno e que envolve uma extensa e complexa cadeia econômica, que vai desde o produtor, passando pelas indústrias de defensivos agrícolas, maquinários agrícolas. Portanto, essa pujança do agronegócio se reflete nesses segmentos todos e consequentemente na economia local dessas cidades do interior”, explica Bessa.

E para demonstrar que essas cidades do interior de Goiás são, sim, hoje, um fortíssimo mercado imobiliário e que têm uma demanda por projetos mais modernos e completos, o diretor da URBS GO cita os números de lançamento da Torre Opportunity, do Complexo Áquila, que mescla salas comerciais e compactos de alto padrão. “Só no fim de semana de lançamento comercializamos 100% das salas e 65% dos compactos de luxo. Para os próximos dias lançaremos a Torre Spirit, que será somente residencial e esperamos o mesmo sucesso de vendas”, afirma o executivo. Paulo Bessa lembra, ainda, que Itumbiara também é uma cidade universitária e que uma boa parte dos estudantes é o público-alvo dessas unidades compactas de alto padrão que serão oferecidas no projeto.

Para a arquiteta e urbanista Sarah Jorge, médicos, advogados, odontólogos e outros profissionais autônomos formam outro grande público potencial para esse tipo de empreendimento em grandes cidades do interior. “Itumbiara, assim como outras grandes cidades do interior, são referência de muitos serviços para os municípios vizinhos. E para esses profissionais, você ter um empreendimento onde ele pode concentrar a maior parte da sua rotina, com comodidade, segurança e conforto, faz toda a diferença”, afirma.

Natureza X Modernidade
Situado às margens do Rio Paranaíba, na área mais nobre de Itumbiara, o complexo traz uma fachada contemporânea que remete muito à modernidade, mas ao mesmo tempo por estar numa área com muita natureza, se integra a esse belo cenário natural. “Nossa proposta foi realmente de integrar as torres ao seu entorno. Para isso, inserimos na fachada elementos como floreiras, para que dessa forma tenhamos um empreendimento rico em vegetação e que integrará com seu ambiente externo. Na parte de lazer também tiramos bastante proveito do verde. Temos, por exemplo, as piscinas nas áreas de lazer que são todas com borda infinita, o que integra totalmente a vista de quem está no local a belíssima paisagem do Rio Paranaíba”, explica Jean Marcel, sócio da Norden e um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

Mesmo sendo um empreendimento que reúne três grandes estruturas, as duas torres e o mall, o projeto do Complexo Áquila consegue fazer uma transição bem suave entre entre esses elementos principais, buscando muita inspiração em linhas orgânicas. “Usamos em boa parte do projeto o conceito de biofilia, com uso de muitos materiais naturais, potencialização da iluminação natural e claro a presença de muitas plantas, o que pode ser visto principalmente na praça que projetamos em frente a torre A, que mescla compactos de alto padrão com salas comerciais; e também na ampla área de lazer da torre B, que será totalmente residencial. Em todo o projeto, exploramos bastante as tonalidades mais claras, não só para dar um ar de modernidade, mas ao mesmo tempo dar destaque ao verde que está muito presente”, explica Karla Patrícia, também sócia da Norden e uma das arquitetas responsáveis pelo projeto.

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS