(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
É muito importante ressaltarmos que, apesar desses jogos estarem em ambientes virtuais, essa realidade paralela envolve o comportamento humano
Ricardo Teixeira
29 de abril de 2022
A discussão sobre o metaverso tem ganhado os holofotes nos últimos tempos. A realidade paralela executada dentro dos games, criada para que seus jogadores socializem e recriem vidas alternativas por meio de avatares, tem reverberado também no mundo real. E, por mais que ainda seja em uma versão limitada e pouco sensorial, o universo digital une uma indústria milionária com vários influenciadores e investidores.
O metaverso nada mais é que um conceito, onde as coisas acontecem de forma simulada no ambiente virtual, em relação ao real. É um meio que utiliza novas e melhores tecnologias para favorecer a presença cada vez maior do digital em nossas vidas físicas, seja via realidade aumentada, virtual ou estendida. Considero, prioritariamente, que seja mais um canal de comunicação e relacionamento, com infinitas possibilidades.
No mercado imobiliário, especificamente, ele já causa repercussão. Em Miami, no final de 2021, chamou a atenção da mídia o anúncio da venda de uma mansão, no mundo real, com direito a uma réplica da mesma dentro da plataforma do jogo The Sandbox. O adquirente terá direito, inclusive, ao NFT - sigla utilizada para Token Não Fungível, certificação utilizada no mundo digital, o que seria equivalente a uma escritura em nosso universo tradicional. Essa experiência sinaliza que negociações assim se tornarão comuns daqui a algum tempo.
É muito importante ressaltarmos que, apesar desses jogos estarem em ambientes virtuais, essa realidade paralela envolve o comportamento humano. Isso significa dizer que, além do público, da interação entre essas pessoas e das moedas virtuais, os players levam seus desejos e vontades para dentro das plataformas, criando um ambiente perfeito para geração de renda e consumo. O que também se aplica ao mercado imobiliário, quando falamos inclusive de valorização.
Um exemplo disso é o rapper Snoop Dogg, que dentro de uma dessas plataformas, está construindo uma mansão, onde já anunciou shows e apresentações e, a partir disso, empresas especializadas em consultorias imobiliárias estão comercializando os NFTs dos terrenos próximos ao local - tudo isso no metaverso.
Independente da sua visão sobre o assunto e se, realmente acredita que esta é uma realidade próxima ou mera ficção científica, a verdade é que grandes nomes da indústria tecnológica estão investindo na viabilização do projeto dos metaversos e, isso por si só, já é um argumento forte para ficarmos atentos e buscarmos conhecimento para acompanharmos essas discussões.
O importante para os profissionais de venda do mercado imobiliário é que abre-se um novo canal de relacionamento, no nosso mercado relacionamento é fundamental!
Fica a dica!
*Ricardo Teixeira, é sócio da URBS Imobiliária*
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!