(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Construtora disponibiliza palestras em suas obras para conscientizar a todos e ressaltar importância da prevenção
Dayse Luan - Comunicação Sem Fronteiras
17 de novembro de 2021
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 o câncer de próstata foi diagnosticado em mais de 65 mil homens no Brasil e quase 16 mil perderam a vida para essa doença em 2019. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), seis em cada dez homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportáveis. Em 2021 o mote do Novembro Azul é “Cuide do que é seu”, buscando alertar a população masculina de que 11% dos homens vão desenvolver o câncer de próstata e, por isso, é preciso prevenir e fazer exames periódicos.
Consciente da importância do assunto, a Opus Incorporadora está realizando ao longo deste mês palestras sobre o tema em todas as suas obras em andamento em Goiânia: Deck 23, Acqua, Gyro Vaca Brava, Gyro Rooftop, Araguaya, Penthouses e Trya. “É imprescindível abordar o Novembro Azul na construção civil, uma área onde os homens seguem sendo a maioria. É preciso contribuir para a conscientização de todos”, destaca Dener Justino, diretor da Opus, incorporadora que atualmente possui cerca de 500 colaboradores em suas obras, entre diretos e terceirizados, sendo que quase 85% são do sexo masculino.
A enfermeira do trabalho Nara Borges é uma das palestrantes e explica como é a dinâmica na construção civil. “Eu sempre apresento a doença para eles, falo dos exames, da importância de descobrir cedo o câncer de próstata, as estatísticas no Brasil, das idades em que é preciso ficar mais atento”.
Nara salienta que o assunto ainda é constrangedor para muitos trabalhadores, mas que ela aborda o tema, com responsabilidade, porém de forma descontraída, o que causa boa aceitação e estimula a participação. “Por isso, eu busco esclarecer tudo, pois sei que costumam ter vergonha de perguntar na frente dos colegas. Durante a palestra e até após também, eles questionam mais sobre valor da consulta e o porquê apenas o exame de sangue não serve para detectar o câncer de próstata, então em mostro exemplos de alguns exames de sangue que demonstravam estar tudo certo, mas a próstata da pessoa estava comprometida”, explica.
Ela já ministrou uma das palestras realizadas no dia 12 deste mês e ressalta que foi boa a participação dos colaboradores em geral. “Cantamos, fizemos brincadeiras e fomos muito bem recebidos. Ao final nos colocamos à disposição para agendar consultas e uns sete já nos pediram esse auxílio, então o saldo foi positivo”, destaca Nara. “A expectativa para as próximas palestras é boa”, completa a enfermeira do trabalho. As obras ainda contarão com palestras nos dias 17, 22, 29 e 30 de novembro, sempre às 07 horas da manhã.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!