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Parte das vendas no período de pandemia foram voltadas para pequenas reformas comerciais e em residências nas regiões onde o comércio setorial foi liberado.
Reportagem: Tita Barbará
18 de junho de 2020
A flexibilização das operações do setor da construção civil e do funcionamento das lojas de varejo do setor em várias regiões auxiliaram em pequena medida no impacto das vendas durante a pandemia promovida pelo COVID-19. Para a Astra, o imediatismo da situação fez com que todos os ajustes operacionais fossem realizados conforme os anúncios das Medidas Provisórias (MP) nas esferas governamentais.
“Podemos dizer que dançamos conforme a música, mas seguimos atuantes sempre nos ajustando às regras”, afirmou o superintendente da Astra, Manoel Flores. Em relação às questões trabalhistas, o grupo segue todas as informações determinadas pelas MPs, legislações e acordos sindicais, que zelam pela segurança, bem-estar e a saúde dos trabalhadores.
Parte das vendas no período foram voltadas para pequenas reformas comerciais e em residências nas regiões onde o comércio setorial foi liberado. “Ainda é cedo para afirmar convictamente qual será a realidade pós-pandemia, mas podemos esperar uma queda no poder aquisitivo da população desencadeado por um aumento no nível do desemprego. Ainda não sabemos o que vai acontecer”, afirmou, Flores.
A empresa descarta o crescimento de dois dígitos, que foi estimado na virada do ano. “Sabemos que a realidade é bem diferente daquela que tínhamos quando fizemos as nossas projeções para 2020”, afirmou Flores, ressaltando que os principais desafios para a indústria brasileira no ano serão adequar a estrutura, operação, tamanho e desempenho para a realidade do mercado. “Temos que nos manter o mais ajustado possível para minimizar os prejuízos, que são certos”.
Para a Astra, as medidas de higienização e proteção à saúde tomadas por conta da pandemia deverão perdurar por longo período. “Enquanto não houver uma vacina ou um medicamento para conter o vírus é provável que iremos manter todas as medidas de higiene, o que ao meu ver é positivo porque ajuda na preservação da saúde e na qualidade de vida das pessoas”.
A marca manteve as iniciativas sociais e de responsabilidade social ajudando na área de saúde, com distribuição gratuita de baldes na região Nordeste para uso e reserva de água e também doação de mais de vinte mil máscaras para funcionários. Em breve, serão doadas também máscaras para trabalhadores da área de saúde. As demais iniciativas do grupo na área de educação e cultura foram postergadas para o segundo semestre.
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