(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Varandas multifuncionais se tornam tendências durante pandemia

Compartilhe:
 

Tempo em casa despertou interesse no ambiente do apartamento que antes era só para lazer e descanso

Reportagem: Giulie Carvalho 

15 de junho de 2020

 

Desde que se estabeleceu o distanciamento social como medida de prevenir o contágio do novo coronavírus,  o home office se tornou uma das alternativas mais viáveis de trabalho. Com isso, as pessoas começaram a olhar para dentro de seus lares sob outra perspectiva e despertou tendências que devem ditar novas exigências no mercado imobiliário. Entre elas, a varanda multifuncional. 

De acordo com Fábio Tadeu Araújo, sócio dirigente da Brain Inteligência Estratégica, o ambiente ganhou um novo olhar durante a pandemia.  “A varanda se tornou um espaço em que as pessoas podem respirar ar puro e se sentir minimamente fora de casa. Por conta disso, virou cômodo essencial. Porém, o que foi percebido por grande parte dos moradores é que muitas varandas não pegam sol, ou não têm espaço suficiente, ou ainda não estavam devidamente adequadas para serem utilizadas. Temos certeza que essa percepção vai levar muita gente a fazer reformas e, mais que isso, a procurar por empreendimentos que entreguem varandas maiores e até mesmo mais ensolaradas. Garden e cobertura também se tornarão tipologias mais procuradas”, explica o especialista.

A Brain e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) promoveram uma live para apresentar tendências que foram potencializadas a partir do momento em que o “#FiqueEmCasa” se tornou um movimento popularizado e abrangente. Uma das constatações dos debates é que residências que promovem o bem-estar também ascenderam durante a pandemia. Isso, aliado projetos que valorizam a natureza, paisagismos mais verdes e confortáveis, e casas que são visualmente mais aconchegantes estão ganhando espaço no “novo normal”. 

O estudo Arquitetura e a Saúde do Usuário, dos pesquisadores Andreza Soethe e Leandro Leite, apresentado na Universidade de Viçosa em 2015, aponta elementos arquitetônicos que influenciam diretamente na saúde e bem-estar dos habitantes. São eles: luz, cor, som, aroma, textura e forma.

Esse ponto, aliado ao home office, que também é um estilo de trabalho que veio para ficar, como é apresentado por Marcos Kathalian, sócio da Brain, é suficiente para incentivar as pessoas a planejarem espaços adequados e motivadores dentro de casa. O relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho de 2015 mostrou que ambientes com elementos naturais geram níveis até 15% mais altos de bem-estar e criatividade e 6% a mais de produtividade. Ainda, dois terços (67%) dos entrevistados relatam sentir felicidade ao andar em ambientes iluminados com as cores verde, amarelo ou azul.

A partir dessas estimativas que influenciarão a residência e o estilo de vida de muitas pessoas, incorporadoras imobiliárias já estão se preparando para uma nova demanda de mercado. Maurício Fassina, diretor da GT Building, uma das principais empresas paranaenses voltadas a esse setor, comenta que a companhia tem percebido que essas e outras tendências estão ganhando espaço e, por isso, projetando empreendimentos que valorizem esses conceitos. “Nós já estávamos articulando projetos em linhas imobiliárias que vinham se mostrando crescentes, como tecnologia, sustentabilidade, integração de espaço, coworking e conectividade física e digital. O fato é que, com a pandemia e uma mudança de contexto residencial, precisamos olhar ainda mais atentos para espaços que antes não eram o principal destaque. São segmentos em ascensão, que vão mudar a perspectiva do mercado e que, com certeza, nos adaptaremos para entregar aos clientes”, finaliza.

 

Sobre a GT Building

A partir de um conceito inovador, aliado à tecnologia, modernidade, qualidade e diferentes projetos de vida, a GT Building faz parte do grupo GT Company, que desde 2017 empreende no setor imobiliário em Curitiba por meio da GT Invest. Com foco na construção de alta qualidade, nos comprometemos com a excelência, ideias inovadoras guiadas pelas mãos dos líderes, a incorporadora chega como uma das maiores empresas do ramo em Curitiba, com 20 empreendimentos em diferentes fases, entre eles o Denmark, Bosco Centrale e o Maison Alto da Glória. Para saber mais, acesse: www.gtbuilding.com.br

 

 

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS