(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Necessidade de mão de obra leva construtoras a oferecem cursos gratuitos de qualificação dentro das obras

Compartilhe:
 

Só no último mês de setembro, a construção civil registrou um saldo positivo de 17 mil novas vagas, em Goiás foram 1.146. Mas conseguir profissionais qualificados na quantidade necessária não tem sido tarefa fácil. Em Goiânia, construtoras usam canteiros para capacitar profissionais em instalações elétricas

Valdevane Rosa

09 de dezembro de 2024

O setor da construção civil registrou um saldo positivo de 17.024 mil novas vagas de emprego em setembro deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE) . Em Goiás, foram 1.146 novas oportunidades geradas para o mesmo período. A tendência é de que esse ritmo de aceleração de contratações no setor se mantenha até o fim do ano, por conta do aumento no número de lançamentos imobiliários. De acordo com relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário no Centro-Oeste registrou crescimento de 22,5% nos lançamentos de unidades residenciais no terceiro trimestre do ano, se destacando positivamente na comparação com outras áreas do Brasil.

Mas mesmo com o aumento significativo na geração de oportunidades, preencher as vagas abertas nos canteiros de obras não tem sido tarefa fácil. De acordo com a pesquisa mensal Sondagem da Construção, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), a falta de trabalhadores qualificados assumiu a primeira posição entre os quesitos que mostram as limitações empresariais do setor. De acordo com o levantamento, feito em julho deste ano, 71,2% das empresas da construção no país tiveram dificuldades em contratar trabalhadores qualificados nos últimos 12 meses, sendo que 39% relataram muita dificuldade.

Para tentar suprir essa carência de mão de obra, muitas construtoras estão oferecendo qualificação profissional gratuita para seus colaboradores, incluindo os recém-contratados. Essa, por exemplo, foi a alternativa adotada pela Toctao Soluções em Engenharia, do Grupo Mauá, que aderiu a uma parceria com o Senai Goiás, por meio de iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e está oferecendo curso gratuito de instalações elétricas no canteiro do Euro Park, obra que a empresa realiza para a Euro Incorporações, no setor Parque Lozandes em Goiânia. Uma primeira edição do curso está sendo realizada de segunda a sexta-feira, sempre das 16h30 às 19h30. A capacitação é aberta aos colaboradores da empresa, que queiram avançar em sua carreira, mas também para amigos e familiares dos funcionários, que queiram ingressar na construção civil. “Percebemos essa dificuldade de contratação de mão de obra mais especializada e optamos por investir na formação dos profissionais, que ganham em conhecimento e também ampliam suas condições de avançar na carreira, além de poderem convidar amigos e familiares para participar, dando a eles também uma nova perspectiva de carreira profissional”. afirma a diretora de Qualidade e Pós-obra da Toctao Soluções em Engenharia, Mariana Ribeiro.

 

Novas oportunidades

Com 18 anos de experiência na construção civil, o oficial de manutenção predial Silvio Silvestre da Silva é um dos colaboradores da Toctao que estão fazendo o curso. “Decidi fazer porque percebi a necessidade de ter algo a mais no meu currículo. Estou aprendendo a ler projetos e vou ser mais qualificado e poderei usar esse aprendizado tanto na minha profissão quanto para uso pessoal”, destaca Silvio, que convidou o filho de 20 anos para fazer o curso.  

Como um dos alunos convidados, Isaac Alves da Silva tem Ensino Médio e trabalha como técnico em TI, mas busca agora novas oportunidades profissionais. Na construção civil, se ele quiser, terá espaço para construir uma carreira sólida, conforme explica Mariana Ribeiro. “Nossa atividade vai além de construir prédios, somos agentes de construção de carreiras e damos oportunidade de crescimento. Na construção vemos sempre exemplos de pessoas que começaram como servente e após se qualificarem viram eletricistas, encanadores, encarregados e podem avançar ainda mais na carreira”, conta a diretora. 

Só neste ano de 2024 (de janeiro/novembro) a Unidade Senai Canaã formou 129 alunos nos cursos Eletricista de Instalações Prediais. Aliana Dias Calaça, diretora da Escola Senai Canaã, destaca que “a realização dos cursos diretamente nos canteiros de obras é extremamente relevante, pois facilita o acesso dos participantes ao aprendizado ao ocorrer em seu próprio ambiente de trabalho, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos de forma imediata e efetiva”.

 

Compartilhe:
 
MAIS NOTÍCIAS