(62) 3522-3163 | redacao@imobnews.com.br | The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO
Compartilhe: | |
Nesta sexta (22) é comemorado o dia mundial da água, e pautas acerca da conscientização do consumo desse recurso básico para a vida humana estão por todas as mídias sociais.
Da redação do Imobnews
22 de março de 2024
A situação atual do planeta, quando se fala sobre o consumo excessivo de água, preocupa os especialistas a décadas. Segundo relatório publicado a cada quatro do Atlas de Riscos Hídricos de Aquedutos do World Resources Institute, que aponta que os países estão usando quase toda a água que possuem. O levantamento também revela que mais de 1 bilhão de pessoas serão afetadas por esse fenômeno até 2050.
Nas áreas urbanas, o cenário não é diferente, mesmo no Brasil que possui grandes aquíferos. Com a escassez de água nas áreas urbanas, principalmente em períodos de seca, os brasileiros já passam por problemas de falta de água em casa.
Uma das formas eficientes de realizar o um reúso efetivo de água em prédios residenciais, por meio de sistemas de reaproveitamento de água cinza (água residual de ações domésticas como lavar roupa e tomar banho) ou das chuvas em empreendimentos residenciais.
O cenário em Goiás, apesar de projetos de reaproveitamento de água e prédios residências já terem sido implantado por diversas incorporadoras em residenciais, ainda é desafiador. Em boa parte, foram descontinuados após algum tempo da entrega.
O arquiteto e urbanista, Danilo Palmerston, que também é incorporador imobiliário, afirma que se vive um problema cultural e que o custo de manutenção da estação de tratamento desestimula os condomínios a manterem seu funcionamento.
“Ainda é um é um tema muito embrionário, mas talvez se a gente conseguisse alguma concessão pós implantação, não para as incorporadoras, mas para condomínio, facilitaria sua consolidação”, comentou Danilo.
Compartilhe: | |
Digite a senha para acessar!