(62) 3522-3163   |        redacao@imobnews.com.br   |      The Prime Tamandaré Office - Rua 5, nº691, St. Oeste - Goiânia-GO                                  

Novo bairro alavanca economia em Abadia de Goiás

Compartilhe:
 

A construção das casas dos moradores vem impulsionando o comércio local. Cidade foi campeã em crescimento de domicílios nos últimos anos

 

Flávia Juliate 

19 de março de 2025

A chegada de novos bairros devidamente aprovados pela administração pública cria não apenas um crescimento urbano ordenado, mas gera também desenvolvimento econômico para o município. A avaliação é da doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ana Luiza Souza Mendes. “Ao contrário de ocorrer uma urbanização desordenada, a implantação de um novo bairro é a oportunidade, no planejamento de médio prazo, de alocar esse crescimento e estimular a expansão de uma cidade”, destaca a economista.

A constatação indica um caminho a trilhar para as cidades, especialmente as que estão em expansão. Em Goiás, Abadia de Goiás, município da região metropolitana de Goiânia, está vivendo esta realidade com a implantação do bairro planejado Reserva do Bosque, com capacidade para acomodar 3.600 famílias. O bairro, que já possui etapas com moradores, começou a ser implantado em 2018 e foi projetado para atender ao crescimento populacional da cidade, que foi a campeã nacional no aumento de domicílios, de acordo com o último Censo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2022. No comparativo com o Censo anterior, de 2010, o município experimentou um crescimento de 195,7% de casas ocupadas. 

Para se erguer os novos domicílios, os impactos na economia local são positivos, destaca a economista. “As obras impulsionam o comércio de materiais de construção, a contratação de trabalhadores especializados e aquece o varejo local”, destaca. E isso quem comprova são os números.

Em 2022, Abadia de Goiás cadastrou 563 estabelecimentos comerciais, o que representa uma variação de 2,74% em relação ao ano anterior, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O número de empregados cadastrados na cidade no mesmo ano foi de 2.526, 16,9% a mais que o registrado no ano anterior, sendo 245 oriundas do comércio varejista, segundo a RAIS.

De acordo com o relatório CiDados, do Sebrae, a maioria das atividades econômicas em Abadia de Goiás está concentrada no setor de serviços, com destaque para as obras de alvenaria. Exemplo de negócio que cresceu na cidade para atender esta movimentação foi a Simão Materiais de Construção, que possui mais de 35 anos de atuação em Abadia de Goiás, e que inaugurou há quatro anos sua segunda unidade dentro do bairro planejado Reserva do Bosque. 

“Buscamos um lugar que fosse estratégico, tanto para atender a demanda crescente do município e também do Reserva do Bosque, quanto para facilitar o acesso dos moradores”, diz o gerente de vendas da loja de materiais para construção, Carlos Daniel.

Conforme ele, atualmente cerca de 50% dos clientes são provenientes do bairro planejado. Com o aumento das obras, a demanda por materiais de construção aumentou, o que tem refletido em mais vendas para nós. “Além disso, estamos conseguindo gerar mais empregos, contratando mais pessoas para atender esse crescimento”, destaca.

Outro exemplo na cidade é a Rede da Construção Casa Nova Abadia. Localizada na Avenida Comercial, a loja, que já está na cidade há seis anos, também avalia a movimentação do Reserva do Bosque em suas atividades. “Hoje, cerca de 10% dos nossos clientes são oriundos do Jardim do Lago e Jardim Primavera [etapas do bairro planejado]”, informa o empresário Eder Alves de Paula Pessoa, proprietário da loja.

Infraestrutura

Além do comércio, a  economista Ana Luiza afirma também destaca que a implantação de um novo bairro estimula a infraestrutura da região, como o fornecimento de energia elétrica, saneamento básico, água, coleta de lixo, escolas, creches, segurança pública e transporte público, o que acaba influenciando a economia local.

Em Abadia de Goiás, o Reserva do Bosque, além de cumprir com suas obrigações legais de levar água, energia, asfalto e deixar áreas institucionais para o poder público implantar futuramente os serviços de saúde, educação, etc, está também colaborando com a implantação de alguns serviços, como praças, extensão do asfalto para além do perímetro do bairro para ajudar a criar mais vias de acesso com a capital - o que viabilizou a implantação de mais linhas de ônibus para a população. Outro benefício com o qual está colaborando é com a construção do pelotão da Polícia Militar dentro do bairro - será a primeira unidade da corporação na cidade.

“Nosso compromisso é com a qualidade de vida de nossos clientes. Por isso, nossa atuação acaba se expandindo e colaboramos com a consolidação do bairro”, diz Danilo Tavares, diretor da Localiza Urbanismo, responsável pelo Reserva do Bosque. A urbanizadora também está implantando no bairro um parque com lago, o primeiro da cidade, que será maior que um dos cartões postais de Goiânia, o Parque Vaca Brava.  

Compartilhe:
 
Veja mais detalhess
Vista aérea do Reserva do Bosque

MAIS NOTÍCIAS